segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UNIR OS DOIS LADOS DO RIO TEJO


Neste passado fim-de-semana (dia 14 de Novembro) realizou-se em Valência de Alcântara um encontro entre o Alcalde deste Município, Juan Garlito Batalla e o Presidente da Câmara de Idanha-a-nova, Álvaro Rocha. Estiveram ainda presentes representantes municipais das localidades de Cilleros, Zarza la Mayor, Alcantara, Membrío e Carbajo.

Este encontro serviu para assinar o acto oficial de revisão de fronteiras, acto que tem por fim promover a cooperação entre os municípios vizinhos.

Unir as duas margens do Rio Tejo, através de uma passagem pedonal ou através de barco, são projectos anunciados por este Alcalde, que lamenta o clima de costas voltadas que o governo de Lisboa e Madrid, historicamente praticaram.
Também o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considera a ligação entre as duas margens muito importante para promover o desenvolvimento da zona raiana, especialmente o incentivo do turismo cultural, nomeadamente os aspectos arqueológicos onde o trabalho da Associação de Estudos do Alto Tejo foi referido.

Esta cooperação tem tido como principal impulsionador o Alcalde Juan G. Batalla, que não têm poupado esforços em contactos com as freguesias portuguesas confinantes com Santiago.
O ayuntamiento de Santiago de Alcântara mantém já parcerias com Idanha-a-Nova, Marvão, Malpica do Tejo, Nisa, Mação, Vila Velha de Ródão e Castelo Branco.

Juan G. Batalla afirmou ainda que de todos os contactos com a parte Portuguesa, apenas um município, por razões que desconhece, não mostra interesse nesta cooperação.

Qual será este municipio? Espero que não seja o nosso, o que seria de lamentar!

1 comentário:

Anónimo disse...

compadres de feiras
águas à parte
só falta na foto o Senhor Tejo
ou melhor o Senhor Passeatas
já-cinto água borda tejo
ou borda fora
em terra de tolos ele é REI