segunda-feira, 9 de novembro de 2009

INCÊNDIO EM RESIDENCIA

É sempre com tristeza que encaramos estas notícias. No passado dia 7 (Sábado) ao fim da tarde deflagrou um incêndio na residência do nosso conterrâneo Francisco Freixo (Chico Campanha), que consumiu todo o seu recheio.
A demora dos bombeiros provocou o desagrado de alguns populares. Não me parece ser a maneira mais correcta de lidar com quem voluntariamente socorre quem precisa. Será muito mais sensato saber as razões desta demora, talvez a distância seja um dos motivos.
Talvez se a autarquia possui-se meios para uma primeira intervenção ajuda-se.
A minha solidariedade para esta família.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um carro de bombeiros e uma ambulancia nas 17 freguesias do concelho, parece-me bem....

JoaquimMartis disse...

Senhor Mário Chambino de facto no passado dia 7 ocorreu uma ocorrência de um incêndio urbano na freguesia do Rosmaninhal, o que envolveu um total de 8 veiculos e 21 homens do Corpo de Bombeiros de Idanha-a-Nova e tambem 2 veiculos de Concelhos vizinhos.
Os Bombeiros sempre que recebem uma chamada de urgência mobilizam os meios adequados a cada situação parecendo até por vezes que levamos “muita parra para pouca uva”,mas não, nós respondemos prontamente do modo que acharmos mais eficaz e rápido de maneira a salvaguardar bens e pessoas!
A informação que nos foi dada foi da existência de um incêndio numa habitação prestes a pegar fogo a uma outra e com uma vitima no interior da habitação em chamas!
A primeira viatura a chegar ao local foi uma ambulância (veiculo ligeiro, anda mais rápido) que prontamente foi barrada por populares que não permitiram um rápido auxilio á senhora dona da casa, tendo ainda os bombeiros sido confrontados com insultos e imporrões, sendo pontapeada mesmo a referida viatura, os ânimos só foram serenados com a chegada do restante dispositivo e de um elemento da GNR!
Nada justificou tal reação de duas pessoas devidamente identificadas que acabaram com os seus atos mover as restantes para uma conduta deplorável.
Neste caso não houve demora houve sim uma distância a percorrer de 28,6KM que é feita dentro da lei do código da estrada em apróximadamente 31 minutos, a ambulância demorou 16 minutos!!! tendo chegado (5 minutos) depois o 1º veiculo de combate a incêndios, (21 minutos)!!! Não demoramos uma hora e tal como alguns entendidos afirmaram no local!!!
É triste e lamentável ver pessoas a socorrer com todo o afinco pondo inclusive por vezes a sua vida em risco para ajudar o próximo e depois receberem um tratamento deplorável por parte de gente que não tem a minima ideia do que é prestar auxilio a quem precisa!
Como cidadão fiquei chocado com o acontecido, mas como Bombeiro nunca pensei que fosse possivel acontecer uma situação destas no meu Concelho de gente boa e honesta!
Estaremos sempre “PRONTOS A SALVAR”

Atenciosamente
Sub-Chefe dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova
Joaquim Martins.