terça-feira, 10 de novembro de 2009

"CASQUEIRO 2009" EM IDANHA-A-VELHA

Realizou-se nos dias 6, 7 e 8 de Novembro, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, o primeiro Festival de Pão, Bolos e Tradições, "Casqueiro 2009". Este evento foi organizado pela Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha.
Durante o festival além de animação de rua, jogos tradicionais, música, contou ainda com uma mostra de artesãos representando as aldeias do concelho e com o processo de feitura do pão, o qual foi cozido no forno comunitário da aldeia.
Neste evento o Rosmaninhal fez-se representar pela nossa simpática padeira "Ti Emília Chanita", que se esforça para manter viva a tradição do bom pão caseiro tão apreciado por todos os Rosmaninhenses.


Aqui está uma boa iniciativa, que urge copiar e incentivar pela nossa autarquia, que mais que levar a nossa representatividade a estas iniciativas, que é de louvar, deve preservar e incentivar estas actividades tradicionais na nossa terra. Já lá vai o tempo em que grandiosos fornos existiram no Rosmaninhal, mas que por falta de sensibilidade, ninguém soube preservar, e mesmo o existente na Vila ameaçando ruir, ninguém lhe acode, é de lamentar.

5 comentários:

Anónimo disse...

UMA SÓ PALAVRA
RECUPEREM
A BEM DO TURISMO E DO ROSMANINHAL E DA MEMORIA DE UM POVO
A.GARRIDO

Anónimo disse...

Alguns não saberão talvez que há cerca de 2 anos a autarquia (re)construiu o forno comunitário no Couto dos Correias. Sem lhe retirar o merecimento, no Rosmaninhal justificava-se bastante mais, pois a procura é muita e talvez por isso, as padeiras que cozem (em condicões que deixam um bocado a desejar)são por vezes um bocado insolentes,para não dizer malcriadas, e ninguem ganha com isso. Falo por experiência própria.
Francisco Pinheiro
(rude e altivo)

Unknown disse...

Como é possível deixar o forno do Rosmaninhal chegar a este ponto, existm fundos comunitários que podem ser aproveitados para a sua recuperação, seria tão bom ver o nosso património cultural ser bem tratado, enquanto isso não acontece, devemos sempre manifestar o nosso desagrado pela falta de interesse na sua preservação!

Rosa Carmim disse...

Que saudades deste pão e doutras iguarias do Rosmaninhal, terra da minha mãe, avos e bisavos. Um dia passo por la. E bom saber que existe quem tente perservar o patrinonio da terra e ate ter um blog. Parabens

A. Guedes disse...

mostrem mais imagens do rosmaninhal, soalheiras, alares velho e do antigo Posto da Guarda Fiscal dos alares, cegonhas novas, couto dos correias e dos seus montes que são lindissimos, pois passei por essas terras há vinte e oito anos e hoje quando procuro imagens não as encontro e fico com tristeza porque é zona lindissima e digna de se conhecer.
A.Guedes