quarta-feira, 19 de maio de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE O FORAL DA VILA DE ROSMANINHAL

Incluído nas comemorações dos «500 anos da atribuição do Foral Novo por D. Manuel I», que decorrerão em simultâneo com o “Festival do Borrego, no próximo dia 29 de Maio, Sábado, pelas 17H00, decorrerá no Recinto de Festas do Rosmaninhal, a apresentação pública do livro “Carta de Foral de 1510 da Vila do Rosmaninhal”, da autoria do nosso conterrâneo José António Pinheirinho.
Esta iniciativa conta com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Segundo o autor, no ano em que se completa o quingentésimo aniversário sobre a atribuição do “Foral do Rosmaninhal”, o trabalho literário em causa, visa uma reflexão sobre um documento histórico que determinou um conjunto de direitos e regalias aos habitantes da então vila do Rosmaninhal. Para além do seu carácter pedagógico e informativo, nele se inclui a transcrição e análise detalhada do "Foral do Rosmaninhal", tornando assim este precioso documento da história local mais acessível à compreensão de todos, para melhor sabermos como era a organização municipal há 500 anos, na perspectiva de que a comunidade reconheça mais valor na consciência histórica que imperceptivelmente a distingue. A obra tem um número total de 170 páginas e é formada por dez capítulos, devidamente identificados e acompanhados de fotografias a cores e a preto e branco.

Ao José António Pinheirinho os meus sinceros parabéns, o Rosmaninhal precisa do apoio e do dinamismo de todos. Lá estarei.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao meu primo, pelo lançamento deste livro, gostaria de saber, onde posso adquiri-lo, um bj com muito carinho por tudo o que tem feito pelo Rosmaninhal.
Mário dê-lhe um abraço por mim.
Elisa Rodrigues

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo lançamento deste livro

Fernanda Camisão

Anónimo disse...

Esta iniciativa conta com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Porquê incondiciomal, não o podiam fazer por menos!?
De qualquer modo parabéns ao autor.

VioletaRoxo disse...

Parabéns ao nosso conterrâneo autor do livro "Carta de foral de 1510 da Vila do Rosmaninhal", sr. José António Pinheirinho pelo lançamento do mesmo na nossa terra.
Em relação ao apoio incondicional por parte da CMIN nem todos usufruem de tal benesse. Não estando em causa o autor nem a entidade houve em casos anteriores uma completa negação ao também pretendido apoio.
Mais uma vez os meus sinceros parabéns ao autor da obra de importante relevo a todos os Rosmaninhenses.

Miguel Ramalho disse...

Gostaria de parabenizar o Sr. José António Pinheirinho pelo lançamento do livro e felicita-lo por dar continuidade ao sonho, à nostalgia, ao imaginário de todo um povo que infelizmente, fruto dos tempos de hoje tem vindo a perder-se um pouco. Parabéns.

Miguel Ramalho

J.André de Sousa disse...

Quando ha 3 semanas estive no Rosmaninhal e o meu sogro me ofereceu este livro eu não liguei muita importancia, pensei, mais um livro que um dia deste irei folhear, tanto mais que se tratava de um autor sem formação academica em historia que escrevia sobre um facto historico de relevo para o Rosmaninhal. Quando este fim de semana o começei a lêr fiquei sinceramente surpreendido com os factos e as explicações nele contido. Este não é mais um livro, é sim um documento importante na historia do Rosmaninhal. Para o Sr.José António Pinheirinho, que eu simplesmente conheço de vista, pois já nos temos cruzado no Rosmaninhal, vão os meus sinceros parabens e um Bem-haja pela obra com que nos presenteou e fico á espera do seu proximo escrito.
J.André