quarta-feira, 14 de abril de 2010

MAIS UMA FESTA PASSADA

E assim se passou mais uma época festiva, a Páscoa.
Longe da grande animação de antigamente continua sendo uma época de reencontro e convívio.
Quanto ás comemorações religiosas e á pouca participação dos jovens nas procissões, nomeadamente para transportarem os andores dos Santos, não é facto novo. Já há alguns anos a esta parte que se vem notando a falta de juventude na nossa terra, mas ainda há alguns jovens, o problema é a sua mobilização.

Hoje os jovens não são diferentes de antigamente, o meio em que vivem é que é diferente.
Estas actividades culturais e religiosas não são mobilizadoras de juventude porque as Autarquias e a Paroquias não são activas e mobilizadoras como antigamente, nas terras onde são, os jovens mesmo sendo poucos aparecem.
A inexistência de um pároco residente ajuda a criar um afastamento da população com a igreja e obriga a um grande esforço por parte dos Páracos, que se têm de desdobrar por uma série de freguesias, não tendo tempo para mobilizar e sensibilizar os paroquianos.
Também a falta de Associativismo faz com que esta mobilização juvenil e não só se faça sentir, urge criar uma entidade que dinamize e divulgue o Rosmaninhal, já que as que existem parecem não demonstrar sensibilidade nem interesse em o fazer.

Sem comentários: