segunda-feira, 15 de março de 2010

COMEMORAÇÃO: 500 ANOS DA VILA DO ROSMANINHAL (1510-2010)


Dia 30 de Maio o Rosmaninhal estará em Festa.
Aproveitando o dia da Feira do Gado, também designada por Feira da Badana, a Autarquia e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promovem mais um Festival do Borrego e aproveitando este clima festivo serão também comemorados os 500 Anos dos Forais Novos de D. Manuel I no território de Idanha-a-Nova.
Estas festividades vêm assim publicadas na agenda Cultural “Adufe” agora editada, desconhecendo-se ainda o programa dos festejos, mas certamente digno da efeméride.
O Blog, como pioneiro na lembrança desta data irá também comemorar esta atribuição do foral ao Rosmaninhal, por D. Manuel I no dia 1 de Junho de 1510, em Santarém abrindo brevemente uma nova página sobre este tema.
Foto retirada do Livro Rosmaninhal Passado e Presente de
José Antonio dos Santos Pinheirinho e trabalhada por mim
na intenção de ilustrar a antiga escadaria, junto da prisão.

7 comentários:

Anónimo disse...

Porque não dar a conhecer este acontecimento por exemplo á rtp para que possam fazer uma emissão especial desde o Rosmaninhal,tipo um portugal no coração,pois não é todos os dias que um local celebra 500 anos de história.

Unknown disse...

Acho uma ideia fabulosa, seria ideal para promovermos o nosso Rosmaninhal!
Pense nisso Mário!

tchamuscado disse...

Bela ideia sim senhor.
500 Anos é tema e para alem disso os Rosmaninhenses merecem uma boa festa rija
Mãos á obra.

Mário Chambino disse...

Caros amigos fico contente com o vosso entusiasmo em relação aos festejos dos 500 anos da nossa Vila e partilho o vosso interesse em divulgar o Rosmaninhal. Sempre estive aberto de modo desinteressado para colaborar com a autarquia e com a Camara, mas estas entidades parecem pouco interessadas nesse apoio, mas também não tenho explicação para isso!
Este nosso blog,também serve para isso, para fazer chegar as nossas ideias a quem tem força e dever de organizar estes eventos ou outros serviços.
Pela minha parte estou sempre disponivel para o Rosmaninhal e tudo farei para sermos ouvidos e servidos de forma a que a nossa terra seja de todos os Rosmaninhenses e de todos os que a adoram.

Anónimo disse...

Penso que esta ideia iria ter todo o apoio por parte da camara municipal de idanha,pois eles tambem iriam sair beneficiados com isso,pois o turismo não é só idanha a velha,a senhora do almortão,mas neste aspecto penso que o rosmaninhal "adormeceu" um pouco.

Francisco Pinheiro disse...

A comemoração dos 500 anos já está anunciada na agenda cultural da Câmara da Idanha para 30 de Maio, junto com a feira do Borrego (acho que é assim). Pormenores é que não há, e é pena pois se houvesse iria começar a despertar o interesse e a curiosidade nas pessoas, para além de que alguns de nós terão de planear a sua vi(n)da com alguma antecedência.
Mas acho que há alguém que nos lê que sabe muito mais...
Será que não se pode já destapar a ponta do véu?
Cumprimentos.

Carla disse...

Estimados Srs., embora não sendo da terra, mas tendo lá casa, vou de todo o modo tentar alertar e promover este dia. Já contactei um amigo meu na RTP e já fiz chegar á SIC e TVI imagens da nossa linda terra, permitam-me a mim tb sentir-me da terra, bem como um pouco de toda a sua história. Tenho esperança de obter algumas respostas. A todos um Bem Haja