segunda-feira, 5 de setembro de 2011

QUEM SE LEMBRA DOS PIROLITOS

O Pirolito foi uma bebida muito apreciada na primeira metade do século passado. Era uma bebida gaseificada, feita à base de um xarope feito com açúcar cristal, essência de limão ou laranja e ácido cítrico, à qual na altura do enchimento era adicionada água e gás carbónico. 

Houve fábricas espalhadas um pouco por todo o País e foi fabricado até aos anos 50, altura em que uma legislação governamental obrigou os fabricantes a alterar o tipo de garrafa por no entender dos legisladores, esta ser de difícil lavagem e portanto ser anti-higiénica, nesta altura muitas das fábricas fecharam.

Como curiosidade refira-se que o custo de uma garrafa de pirolito terá variado de 5 tostões nos anos 40 e os 12 tostões nos anos 50 do século passado.


Apesar do nosso apego à forma da garrafa, o seu formato não é português. A garrafa de pirolito foi inventada por um inglês, Hiram Codd, que registou a patente em 1872.
Tinha uma forma cilíndrica na base, encimada por um gargalo cónico, com um aro de borracha na extremidade superior, que se destinava a fechar hermeticamente a bebida por intermédio de uma bola de vidro. Esta bola de vidro transformava-se num berlinde, apreciado pelos rapazes, quando se partiam as garrafas, usados depois no jogo do berlinde. 

Também no Rosmaninhal, nesta mesma época, existiu uma fábrica de Pirolitos, propriedade da sociedade Blasco  & Pinheiro, como se pode verificar pelos rótulos publicados. È um assunto muito interessante ao qual prometo voltar em breve com mais pormenores desta fábrica.





2 comentários:

eddy disse...

Grande Mário, fantástico!!!!

Um abraço

Anónimo disse...

Deste já os meus parabéns pelo seu Blog, sou coleccionador de garrafas antigas de refrigerantes e gostaria de saber se ainda é possivel arranjar garrafas ou rótulos desse refrigerante no Rosmaninhal.
OBRIGADO.

jeffreycoelho@hotmail.com