segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MICHEL GIACOMETTI FILMA S. JOÃO DO ROSMANINHAL



Sábado passado no Centro de dia do Rosmaninhal, os Rosmaninhenses foram deliciados com um magnifico filme sobre o S. João do Rosmaninhal de 1971 em que foi Alferes o nosso conterrâneo Carlos Tonelo Russo e Padrinhos Joaquim Folgado "Carrapato" e José Flores "Pandrico".
Lembramos ainda que o Carlos Tonelo agarrou o S. João do João Seborro "Janota" e entregou-o ao João Seborro "Fanha".
Foi deveras um momento único e cheio de recordações, ver pessoas que nos são queridas e já partidas, ali cheias de energia e alegria e claro também "pançudos" de hoje ali bem magricelas e aprumados e ver a nossa juventude, pois já lá vão 40 anos. Bom de verdade!
Os presentes, além deste magnifico filme, foram ainda surpreendidos com um magnifico lanche, mais jantar que lanche! - oferecido pela Provedora da Santa Casa, Luisa Serejo, que está de parabéns por estes magníficos presentes de Natal aos Rosmaninhenses.

Este filme faz parte de uma colecção de 12 volumes editada pela Tradisom Produções Culturais, Lda. e está a ser distribuída pelo Jornal "O Público", aproveitem, porque vale a pena. São imagens capturadas por todo o País por Michel Giacometti nas décadas de 60 e 70 do passado século, época esta em que começavam a desaparecer antigas tradições e se esvaziavam os campos e as aldeias, mas que ele conseguiu salvar e hoje podem ser vistas e apreciadas, os cantares e os sofreres!




Saudosas e lindas imagens!






Vejam um pequeno trecho, capturado pela minha máquina fotográfica, está com má qualidade, mas o filme distribuído em DVD tem imagem de muita boa qualidade.


Sem comentários: