quarta-feira, 30 de junho de 2010

DESABAFOS... Á FALTA DE OUTRAS COISAS!

O tempo dá-me razão e quando à tempos escrevia que era mau sinal não haver noticias para aqui vos dar a conhecer, o que significava que o Rosmaninhal estava parado, o que feriu a consciência de alguns, aos poucos essa realidade vem vindo ao de cima, como o azeite!...
Nem tudo é mau! Também é verdade! Com o empenho da família do nosso conterrâneo Joaquim Sobreiro Martins e de José Esgalhado natural da Zebreira, realizou-se mais uma grandiosa festa do S. João, pena é que não haja coragem de alterar a data da festa para o fim de semana próximo, antes ou depois, todos beneficiávamos com isso. O que mais custa é a primeira, vão pensando nisso…
Também graças à autarquia e à Câmara de Idanha, tivemos uma digna comemoração dos 500 anos do Foral, juntamente com o festival do borrego e a feira do gado. Nada a apontar, os artistas que animaram a festa eram excepcionais, muito profissionais. As bancas em número razoável, a restauração razoável, o mesmo já não podemos dizer da feira do gado, mas a verdade é que também já é das únicas que se continua a realizar, também graças ás condições próprias que a autarquia criou e ao empenho de algumas personalidades do Rosmaninhal, e como o blog é meu, o que de certo modo de dá alguma liberdade de escrita gostaria de fazer algumas perguntas, para o ar é claro!
Será que não se anda a dar erradamente a palavra a pessoas que aparecem como fantasmas, que têm necessidade de vir perante os seus conterrâneos dizer quem são e o que têm andado a fazer?
Então personalidades como o Veterinário Dr. João Pinto que sempre lutou pela sobrevivencia da feira do gado, sempre esteve ao lado dos pastores e está sempre pronto a ajudar a nossa terra, não teria melhores assuntos para nos apresentar?
E já agora, aproveitando esta maré.
Será que não se anda a prestar reconhecimento às pessoas erradas?
Então pessoas que são beneméritas ou que de outras formas ajudaram as pessoas e o Rosmaninhal, como o Sr. Domingos Carriço, o Médico Dr. Romão e outros que sempre estiveram ao lado das pessoas da nossa terra, não a tratar da vida deles como outros fizeram, não merecem ser reconhecidas no Rosmaninhal?
Perdi-me um bocado do início, peço desculpa. A verdade é que as festas são importantes, mas as festas são dois dias, são como as palavras, levam-nas o vento! E depois delas nesta terra, não se passa nada! Continua tudo na mesma, mas o povo acredita e confia que melhores dias virão, assim lhe prometeram…

9 comentários:

Francisco Pinheiro disse...

O comentário de VioletaRoxo em 16/6(e eu concordo com a parte final) demonstra aquilo em que se transformou a troca de opiniões, ou seja, uma luta em campos opostos. É pena.
Continuando no desporto mas trocando de modalidade, todos concordarão que dentro de um mesmo barco, se todos remarem para o mesmo lado o resultado será muito mais positivo do que ter metade a remar para cada lado.
Cá vai pois mais uma ideia, enquanto não aparece a tão desejada "Associação" : Reunirmos um grupo de voluntários para determinadas acções que podem ajudar a melhorar a imagem da nossa terra.
A limpeza do lixo no ribeiro da Devesa (junto á ponte), a desmatação para deixar a descoberto a ponte antiga no mesmo local, a remoção de alguns calhambeques abandonados no interior da aldeia são só alguns exemplos (venham mais sugestões !)do que se poderia fazer (com a ajuda da logística da Junta, se aprovar a ideia)e que demonstraria a alguns críticos do blog que ninguém está aqui só para dizer mal do trabalho dos outros.
Espero as vossas opiniões.

Anónimo disse...

Bom dia Mário,em relação à festa de S. João mudar para um fim de semana ou antes ou depois eu discordo completamente, é uma tradição que já existe há muitos anos e como tal ao ser mudada deixaria de ser comemorada no dia que lhe pertence. Quanto a mim ninguém deveria alterar, mas cada um tem a sua opinião.Já estamos mais que habituados que o S.joão seja sempre comemorado no seu dia.
Cumprimentos

Fernanda Camisão

Paulo Tomé disse...

Boa Noite,

È a primeira vez que aqui escrevo, pelo que espero que seja a primeira de muitas.

Não sou do Rosmaninhal, no entanto o meu dia a dia ensinou-me a gostar desta terra e das suas gentes.

É devido a esse facto, que me entristece ver, o esbanjamento de dinheiro publico que pertence às gentes do Rosmaninhal.

Muitos se recordam, quando em Setembro de 2009, havia uma pressa tresloucada em acabar o quartel de bombeiros...para o mesmo estar pronto nas eleições...!!Uns meses antes, tinham sido gastos 50.000 euros na aquisição de uma ambulância!!!Recordo 50.000 euros das gentes do Rosmaninhal!!!

Tudo correcto e bem feito...Mas agora pergunto um ano depois!!!Onde está a ambulancia das gentes do Rosmaninhal???Para que serviu a construção do quartel???...Para estar fechado??

Enfim!!O Rosmaninhal tem sido esquecido por todos ao longo dos anos e agora dá-se ao luxo de gastar dinheiro numa ambulância para estar em Idanha???

Sinceramente não compreendo...como também não compreendo a realização e a utilidade de alguns festivais...tal como são feitos!!

Como exemplo dou o festival do borrego!!Para que serviu??No meu entender e como foi organizado e planeado para nada...!!Serviu apenas para trazer uns "camelos" lá à terra. Na Capital de Distrito o Sr. Joaquim Mourão lembrou-se de organizar um festival da mesma natureza e no mesmo fim de semana!!!Coincidência??Com 12 meses no ano...penso que não!!Mas outros festivais existem...noutras freguesias do Concelho e ai não me recordo de se realizarem outros no mesmo dia!!!Resultado: São um sucesso...!!Porque no Rosmaninhal não pode ser assim???Custava alguma coisa a Camara de Idanha, articular e planear os festivais com a Camara de Castelo Branco???Não...!!!

Vou ficar por aqui hoje, apenas recordando a alguns, que a censura acabou no dia 25 de Abril de 1974, pelo que se não gostam de ouvir verdades e ter humildade para as aceitar...entao não têem perfil para governar.

Como nao tenho medo de ameaças, tal como tentaram fazer a outros.

Assino Paulo Tomé

Paulo Tomé disse...

Bom Dia,

Para os que não sabem, a minha vida não é só Rosmaninhal, nem os meus rendimentos financeiros dependem ou dependerão do que lá tenho.

Pelo que necessito de vir sempre umas horinhas pela noite e manhã...terminar projectos pendentes, antes de ir para o Rosmaninhal.

No entanto hoje decidi num momento de pausa ler comentários do Blog, e fiquei chocado com alguns.

Como é possível uma pessoa dar como exemplo de trabalho e serviço social a recuperação da casa do Sr.António???

Da forma como foi feita, penso que qualquer pessoa a recuperaria...com base no pressuposto de como esta foi recuperada.

Eu não a recuperaria pelo menos desta forma!!Acho vergonhoso o que fizeram.

Acção Social?? Onde? Se o Sr. António fica sem a casa depois de morrer???Se acção social é isto...tenho em querer que a Santa Casa da Misericórdia... se iniciar a recuperação de casas assim, dentro de anos fica com a Vila completa.

Publicidade Institucional:
Quer recuperar a sua casa?? Sim...??!!!Então venha ter connosco que nós metemos um telhado...um ou outro reboco. Nota: Antes das obras, deverá o cidadão assinar e comprometer-se, de quando venha a falecer, o imóvel reverte a favor desta instituição.

Se isto é fazer acção social...então os ideais socialistas andam um bocado forjados!!


Diz também esta mente brilhante "FMC" que não vê outra forma de ajudar os jovens do Rosmaninhal, a não ser enviar-lhes um cheque para casa...

È normal que se pense assim...assim pensa as pessoas sem visão.

O Rosmaninhal tem um potencial muito grande, no entanto o mesmo encontra-se por aproveitar...

Se a Câmara investir no Rosmaninhal tal como fez e continua a investir no Ladoeiro...muitos jovens do Rosmaninhal teriam trabalho. Afinal o Ladoeiro ficou com um Lagar a custo zero...e empregou gente.

Vão agora dizer-me...aquilo é de uma cooperativa...Muito bem...mas o dinheiro veio de onde? Do banco não foi concerteza ...

Lanço o repto de exigirem à Câmara, o apoio e construção para uma Salsisharia e Queijaria, que possa colocar no mercado uma linha de produtos regionais, e empregue gente...terá saida de certeza acreditem.Queijo, fumeiro, Pão...Mas sempre associado a uma marca vossa.

Se a Câmara disser que não pode apoiar directamente instituições...Lembrem-nos logo do CMCD...afinal, aquela associação sem ligações à Câmara...apoia tudo...!!

Fico por aqui.

Mais uma vez não tenho medo da censura...nem sou lambe botas de alguns...que ameaçam com censura quando não aceitam a democracia onde vivemos.

Cumprimentos


Paulo Tomé

Francisco Pinheiro disse...

Sem querer por-me no lugar de quem deve fazer aqui as cortesias, dou as minhas modestas boas-vindas ao Paulo Tomé a esta casa que tão necessitada está de diálogo e troca de ideias. Vou direito á parte do seu comentário com a qual não concordo:
Não me choca que o Sr. António "fique sem a casa depois de morrer," como escreveu.
Vendo bem, ele (ou qualquer um de nós no seu lugar) não precisará mais dela nessa altura. Chocar-me-ia mais se depois de recuperada com dinheiros públicos a entregassem de mão beijada aqueles herdeiros que já esfregavam as mãos e que porventura nada fazem (a julgar pelas aparências) pelo pobre coitado.
Isto é SOMENTE a minha opinião.

Paulo Tomé disse...

Bom Dia,

Caro Sr. Francisco, obrigado pela recepção.

Eu entendo o seu ponto de vista, no entanto...a questão aqui é se é ou não "acção social".

O que se está a fazer não é acção social coisa nenhuma.

Será que o valores das obras, são superiores ao valor do imóvel e terra?Provavelmente não, pelo que neste caso e noutros que venham a acontecer...trata-se simplesmente de um negócio de especulação imobiliária.

Ou perguntem a um construtor civil se não aceitaria reconstruir assim com estas permissas...Ficava sempre a ganhar!!

Mas para de alguma forma tentar alterar o seu pensamento...Veja isto... Será que todas as familias carenciadas do Concelho, que receberam até ao presente um cheque de recuperação de casas, tiveram ou terão de "doar" a habitação após a morte à CMIDN!!Não...e em muitos casos...a familia carenciada vive em casa alugada, pelo que, quem ganha é o senhorio, que foge à responsabilidade.

Termino dizendo: Acção social É DAR SEM ESTAR A ESPERA DE RECEBER NADA EM TROCA...

Cumprimentos

Assino
Paulo Tomé, não vá algum ficar chateado, por ser anónimo e ameaçar novamente terceiros!!!

Francisco Pinheiro disse...

Paulo, não leve a mal mas vou eu tentar mudar a sua teoria. É precisamente na relação entre o valor da casa a recuperar( terreno incluido)e o valor da casa reconstruída, que bate o ponto.
Casas velhas como aquela e naquele local tem sido vendidas a 100, a 50 e a 30 contos, falando assim. Na prática pode ser mais cara a escritura de compra do que o próprio imóvel em si.Falo por experiência, e naturalmente que isto são valores bem negociados. Naquele caso não me lembro como era a casa antes, mas já a vi depois e penso que foi uma reconstrução total, como acontece em muitos casos em que o existente é irrecuperável.
Se considerarmos que uma obra daquelas não terá custado menos de 5 ou 6 mil contos - não sou especialista de construção mas é uma casa nova, embora pequena, com fachada em pedra, electricidade, canalizações - não acha então que a relação se altera bastante para o lado da minha opinião?
Cumprimentos.

Mário Chambino disse...

Boa Noite a todos os comentaristas e em especial ao Sr. Paulo Tomé, que ainda não tive oportunidade de dar as boas vindas ao nosso blog e ao amigo Chico que já nos acompanha desde o inicio.
Gostaria também de dar umas palavras ao nosso comentarista FMC, Maria Silva, Rosmaninhense e outro nome que eu não digo, porque são todos a mesma pessoa. Gostaria muito de publicar os seus comentários, até porque eles defendem um ideal, que é o seu e o dos seus, e isso é legítimo. Eu também defendo os meus e os outros, outros tantos. É assim a vida! Mas por amor de Deus quem tem tanta convicção naquilo que diz, tenha também coragem de se assumir.
Em relação aos últimos comentários, acima transcritos, admiro a frontalidade de um e o sentido crítico do outro, mas por favor não se entusiasmem com diálogos que se desviam dos assuntos que apresentam, porque são muito sérios e importantes.
Numa coisa o Senhor Paulo Tomé tem toda a razão do mundo: Acção social, É DAR SEM ESTAR Á ESPERA DE RECEBER NADA EM TROCA.
No caso da recuperação da casa do nosso conterrâneo António “Rolo”, acho deveras que foi um gesto, muito bom. Pena é que não façam o mesmo gesto a tantos outros que já necessitaram, continuam e continuarão a necessitar, porque só a este homem e só nessa altura?
Porque é que, se Câmara tem vontade de dar alojamento aos mais necessitados, não adquire casas que precisam recuperação, que as há aos montes e muitas delas, eventualmente os proprietários até as ofereceriam para tão justa causa, e as recupera como foi o caso?
Assim não seriam acusados de estar a recuperar a casa e a tirá-la ao mesmo tempo!
E já agora porque é que a dita casa por morte do proprietário/inquilino não reverte a favor da Junta de Freguesia, se é que foi feita com dinheiro autárquico?

Boa noite a todos e continuem a escrever, mas por favor sejam moderados, mas críticos e sugestivos.

Mário Chambino

Paulo Tomé disse...

Boa Noite,

Obrigado pela atenção.

De facto já estávamos a fugir ao centro da questão. No entanto é normal quando se fala de questões que tocam a todos.

No que se refere à recuperação de casas, quero deixar bem claro que concordo com elas...Não concordo é como são recuperadas algumas...e em especial a do Sr. António.

Concordando consigo e deixando bem claro que é uma ideia com pés e cabeça, acho que seria mais sério e transparente que quem quer fazer acção social adquira o imovel, faça as obras e depois a entregue a quem necessita.

No entanto penso que não serão estes pormenores que farão desenvolver o Rosmaninhal e penso que aqui estamos todos de acordo.

È notório que esta Câmara Municipal e quem a governa, discrima positivamente mais umas freguesias, que outras.

Constata-se pelos investimentos que fazem nelas.

O Rosmaninhal aqui não está incluido...Mas mesmo assim dá-se ao luxo de adquirir uma ambulância para estar na sede de Concelho!!Continuo a não compreender!!

Até quando aguentarão as pessoas, esta falta de consideração?

Quando falei no desnorte em que alguns festivais são organizados, dou agora como exemplo mais um!!

Neste próximo fim de semana é realizado o 1º Festival de Desporto na Natureza - Tejo Internacional Zebreira!!!

A realização é bem vinda..mas...!!!

O local escolhido, não deveria ser o Rosmaninhal??Ou mesmo Segura ou Salvaterra???Pergunto eu.

Tejo Internacional - Zebreira???Mas saberá quem organiza...quantos hectares do Parque Natural existem na freguesia da Zebreira???

Pelas minhas contas ZERO...e fui confirmar!!È que às vezes um homem também se engana.

Pelo que...realizem lá o Festival...mas para a próxima quando falarem de Tejo Internacional, lembrem-se que só 3 Freguesias do Concelho o englobam pelo que nestas Freguesias é que se deveriam desenvolver e organizar eventos desta "Natureza"!!

Pormenores...que fazem toda a diferença!!

Qualquer dia...e a continuar assim...só para arranjar votos...ainda se lembram de organizar o festival da melancia no Rosmaninhal, digo eu!!

Tudo baralhado!!

Cumprimentos