A Vila histórica de Rosmaninhal
teima em não esmorecer, e prova dessa energia que de tempos em tempos irradia e
que vagarosa, mas teimosamente pretende ser uma constante, é as diversas
actividades, quer lúdicas quer económicas realizadas pelas diversas forças
vivas da terra, e os diversos melhoramentos feitos pela nossa Junta de
Freguesia, que ultimamente arregaçou as mangas e começa a apresentar obra feita
e bem-feita! Parabéns à Junta de Freguesia e parabéns a todos os Rosmaninhenses que começam a acreditar...
DIa 29 e 30 de Maio
Noite de Fados organizada pela Junta de Freguesia do Rosmaninhal, em parte integrada na Feira do gado a realizar no dia seguinte (30 de Maio).
Este ano não haverá o Festival do Borrego organizado anualmente pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, entendendo a autarquia que por motivos de custos e de contenção dos mesmos este festival passará a organizar-se de dois em dois anos.
Nunca é demais recordar o esforço que todos os anos é feito pela Junta de Freguesia no sentido de manter em pé esta actividade. Caso esta Feira se deixe de realizar todas as licenças caducarão definitivamente, não sendo possivel voltar a realizar a feira de gado no Rosmanainhal.
É importante que todos os produtores façam também um esforço no sentido de se fazerem representar neste e noutros eventos similares.
Dia 2 de Junho
A Associação AMBITEJO do Rosmaninhal organizou este Passeio no Tejo Internacional no barco "EL BALCON DEL TAJO", projecto transfronteiriço que pretende dar a conhecer o rio Tejo através destes passeios.
Por impossibilidade não consegui acompanhar os participantes mas pelo que consegui apurar as cerca de 50 pessoas mostraram satisfação e deram nota positiva.
Proximamente este barco fará também embarques na margem Portuguesa (Rio Ponsul em Alfriveda).
Proximamente este barco fará também embarques na margem Portuguesa (Rio Ponsul em Alfriveda).
No dia 18 de Agosto (próximo) voltar-se-á a realizar este passeio, pelo que se recebem desde já inscrições.
Dia 16 de Junho
Festa do Grupo "Os Antónios" do Rosmaninhal, que como vem sendo habitual, anualmente comemoram o seu nome e honram o seu Padroeiro. Para este ano fazem parte da Comissão o Senhores Prof. António Tonel, António Afonso e J. António Pinheirinho
Dia 23 e 24 de Junho
FESTA GRANDE !!! Em Honra de S. João Baptista, o programa que apresento não ajuda muito mas dá para ver que haverá festa rija.
Dia 24 (dia de S. João) haverá ainda no Rosmaninhal uma Sessão Capitular da Comenda Templária das Idanhas, para a qual desde já se convida o público em geral para assistir à mesma pelas 15 horas na Capela de S. João.
MAS COMO DISSE NO INICIO SÃO TAMBÉM DIVERSAS AS INICIATIVAS, E PROVAVELMENTE NÃO FICARÃO AQUI TODAS REGISTADAS, QUE MOSTRAM VIDA E VONTADE DE FAZER-MOS, TODOS!!!, DO ROSMANINHAL A TERRA QUE JÁ FOI, UMA GRANDE VILA DA RAIA.
Três belos exemplos de arquitectura rural.
O primeiro trata-se do moinho da Devesa que a Associação Ambitejo pretende trazer à luz cimentando as suas ruinas e reconstruindo o antigo açude originando assim um belo e importante espelho de água na área, mas que até agora e com ajudas pedidas ainda não conseguiu levar avante.
O segundo trata-se do Forno da Telha, que parecia incluido nos planos de construção do Lar, nascendo a esperança da sua recuperação, mas que inexperadamente fica fora e pior em mais mau estado.
O terceiro uma recuperação onde toda a gente devia por os olhos. Uma simples e única familia recupera este belo Pombal sem ajuda de ninguém e que acaba por oferecer á comtemplação de todos.
Parabéns à Familia Ramalho.
E como se vê as obras não param, e já podemos admirar o Lar da Santa Casa da Misericórdia do Rosmaninhal quase pronto.
E o Hotel pronto
E a salsicharia pronta, mas sem trabalhar por entraves burocráticos.
Também a Junta de Freguesia não se tem descuidado e não querendo ficar atrás tem dignificado a nossa terra recuperando recantos e locais de lazer entre outros.
É assim, por tudo isto só temos que acreditar.
VIVA O ROSMANINHAL
4 comentários:
Boas!
Realmente a nossa terra é linda...
Infelizmente passam-se coisas feias...
Hotel?? Ou será mais casa particular?? Cada vez que se liga a marcar uma noite está sempre lotado...
Sei bem que este comentário não será publicado, mas pelo menos, o Sr Chambino fica a saber que as pessoas não são parvas!!
Agradeço desde já que as pessoas dêem a cara, porque quando não fazem chamam-se cobardes!!Realmente a casa foi recuperada com a finalidade de ser Casa de Campo, e ainda o foi alguns meses! Mas por motivos pessoais achamos por bem ser para habitação própria! Informo também que esta casa foi comprada e restaurada com capital próprio, não tendo apoio algum de espécie alguma!Assim sendo não tenho que dar satisfação a NINGUÉM do que faço ou não faço com a casa!
Já agora deixo aqui um recado para aqueles não fazem nem deixam fazer e que passam o tempo a falar mal de tudo e de todos, Metem-se na vossa vida que nós não precisamos que governem a nossa!!! A dor de cotovelo é lixada!!!
Luísa Serejo
Não falo muito bem português pois sou espanhol mas minha avó era portuguesa de Rosaminahl, se chamava María Folgado, era irmã de Joaquim, de Manuel, de Encarna, família Folgado, sua filha tem uma loja de comestibles e sua primo Carlo, o apanho, um bar, têm trabalhado no França e em Arábia Saudita, tenho visitado várias vezes Rosaminhal e o amo.
Enviar um comentário