Como é do conhecimento os festeiros deste ano, por motivos maiores e de carácter particular, tiveram que desistir de “fazer o S. João”.
A cerca de um mês do dia de S. João a Junta de Freguesia anunciou em Assembleia Geral a intenção de ajudar quem quisesse realizar os festejos.
A Associação Ambitejo do Rosmaninhal desde logo acudiu ao repto da Junta e mostrou disponibilidade, na ausência de outros festeiros, realizar a Festa.
A Câmara Municipal, na figura do Sr. Presidente, de imediato se prontificou a colaborar financeiramente com a Associação.
A Junta de Freguesia recusou colaborar financeiramente para a realização da Festa, pretendendo ser a própria Junta a decidir os modos da Festa e a pagar directamente os contratos relativos á Festa.
Assim a Associação recusou “fazer” o S. João, porque entendeu que deste modo não seria a Associação a “fazer” a festa, mas sim a Junta de Freguesia, sendo os elementos da associação uma “espécie de empregados da Junta”.
Agora, falo por mim: O Sr. Presidente da Junta mostrou de alguma forma, pouco interesse em que a Associação tivesse o protagonismo da realização da Festa e por isso não quis patrocinar financeiramente a Associação para poder realizar os festejos.
Vamos ver agora quem irá realizar o S. João. E vamos também ver os valores que irão ser dispendidos pela Junta de Freguesia para a realização da mesma. Esperemos que tenham a seriedade de divulgar as contas, não façam como na festa de Verão que realizou há três anos, que ninguém soube se deu lucro ou prejuízo.
Esperemos também que para o mês de Agosto a Junta faça a Festa.
Eu já fui Festeiro da Festa de Agosto em 2009 e em 2010 (Associação Ambitejo). A associação estava pronta a acudir ao S. João como também já tinha decidido fazer a Festa de Agosto 2011. Mas assim não, pela minha parte a Junta de Freguesia que continue a fazer as festas.
Sem comentários:
Enviar um comentário