terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTIVAL DO BORREGO - 2011

Realizou-se mais um festival do Borrego no Rosmaninhal. Este ano acabou por se juntar com a festa de S. João devido à inesperada e desesperada vontade da Junta de Freguesia de "fazer" o S. João. 
Mesmo assim e tendo que dividir a clientela como se costuma dizer, superou todas as expectativas e foi deveras um certame em que todos os que nele participaram, vendedores, compradores, artistas e espectadoras saíram a ganhar. É para repetir com certeza, eventos destes não se podem deixar de fazer.
É do conhecimento de todos a vontade da Naturtejo, na pessoa do seu presidente e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, igualmente na pessoa do seu presidente, da realização destes eventos, na intenção porém, não de oferecer um bodo, mas sim de incetivar o comércio, o turismo e o intercâmbio cultural entre gentes.
Este nosso festival foi um bom exemplo disso e a companhia dos nossos vizinhos e amigos de Mata de Alcântara e de outras povoações Espanholas foram uma mais valia, e estes irão certamente espalhar a fama deste evento no país vizinho.
A escolha de um fim de semana é seguramente a escolha certa, pois permite maior afluxo de gentes à nossa terra.

Video do Festival


fotos: Andreia Sousa

CASA CATAPAZ

A "CASA CATAPAZ" , projecto privado da minha autoria, no Rosmaninhal mostra a todos a oficina Museu "SAPATARIA ZÉ PASTORINHO" e Espólio Arqueológico achado à superfície no Rosmaninhal.



S. JOÃO 2011

Mais um vez se festejou o S. João Baptista na nossa terra, festa rija e digna dos Rosmaninhenses esta de 2011. A Junta de Freguesia e o povo do Rosmaninhal soube honrar a festa, viva o S. João! Viva o Rosmaninhal!


                                                                                                      foto: Andreia Sousa
           
                                                                                                      foto: Andreia Sousa









                                                 filme: Andreia Sousa

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ROTA DAS CAPELAS - FESTIVAL DO BORREGO



Nos dias 25 e 26 de Junho realiza-se o Festival do Borrego na freguesia do Rosmaninhal. No dia 26 de Junho efectua-se uma visita temática no Rosmaninhal intitulada “Rota das Capelas”. Este percurso urbano tem a distância de 6km. A concentração é as 8h30 no recinto das festas do Rosmaninhal, o orientador da actividade é Mário Chambino. Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Idanha, Junta de Freguesia do Rosmaninhal e Associação Ambitejo. As inscrições podem ser feitas através deste contacto: 965591703 (Mário Chambino).
Pode efectuar as incrições online, através do seguinte endereço:www.turismodenatureza.com ou também pelos seguintes contactos: 277 314 642 / 277 202 900 / 968122662 .

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FESTIVAL DO BORREGO 2011

Este ano o festival do borrego vem fora de tempo, é já malato.
É verdade o festival do borrego tradicionalmente coincidente com a feira do gado, não badana, no dia 30 de Maio, avançou para o dia de S. João por dois motivos: Um deles porque a data anteriormente marcada 4 e 5 de Junho veio a coincidir com eleições que na altura em que se marcou a data, não se previam. E a outra porque não estando previsto haver S. João, colmatava-se esta falta com o Festival.
No entanto com a decisão da Junta de Freguesia em apoiar a realização dos festejos em honra de S. João Baptista, o festival avançou para os dias 25 e 26 de Junho, mas só este ano.
Ficou decidido pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que para os próximos anos a data do Festival será no dia da Feira se esta coincidir com o fim-de-semana, caso contrário, se coincidir em dia de semana o Festival passará para o fim-de-semana seguinte.
Parece-me um bom princípio, o fim-de-semana coincide com ausência de trabalho para a maioria das pessoas, e investimentos em eventos desta natureza merecem um retorno satisfatório, caso contrário não valerá a pena.



S. JOÃO 2011

Como é do conhecimento os festeiros deste ano, por motivos maiores e de carácter particular, tiveram que desistir de “fazer o S. João”.
A cerca de um mês do dia de S. João a Junta de Freguesia anunciou em Assembleia Geral a intenção de ajudar quem quisesse realizar os festejos.
A Associação Ambitejo do Rosmaninhal desde logo acudiu ao repto da Junta e mostrou disponibilidade, na ausência de outros festeiros, realizar a Festa.
A Câmara Municipal, na figura do Sr. Presidente, de imediato se prontificou a colaborar financeiramente com a Associação.
A Junta de Freguesia recusou colaborar financeiramente para a realização da Festa, pretendendo ser a própria Junta a decidir os modos da Festa e a pagar directamente os contratos relativos á Festa.
Assim a Associação recusou “fazer” o S. João, porque entendeu que deste modo não seria a Associação a “fazer” a festa, mas sim a Junta de Freguesia, sendo os elementos da associação uma “espécie de empregados da Junta”.
Agora, falo por mim: O Sr. Presidente da Junta mostrou de alguma forma, pouco interesse em que a Associação tivesse o protagonismo da realização da Festa e por isso não quis patrocinar financeiramente a Associação para poder realizar os festejos.
Vamos ver agora quem irá realizar o S. João. E vamos também ver os valores que irão ser dispendidos pela Junta de Freguesia para a realização da mesma. Esperemos que tenham a seriedade de divulgar as contas, não façam como na festa de Verão que realizou há três anos, que ninguém soube se deu lucro ou prejuízo.
Esperemos também que para o mês de Agosto a Junta faça a Festa.
Eu já fui Festeiro da Festa de Agosto em 2009 e em 2010 (Associação Ambitejo). A associação estava pronta a acudir ao S. João como também já tinha decidido fazer a Festa de Agosto 2011. Mas assim não, pela minha parte a Junta de Freguesia que continue a fazer as festas.

É ASSIM A VIDA!



Aos poucos vamos partindo, uns mais cedo outros mais tarde.

Mas “os nossos” vão ficar sempre na nossa lembrança, até que todos nos encontremos de novo.

Até sempre, “Jackes” e Carlos!

PÁSCOA 2011

Gostaria de escrever muito mais sobre a Páscoa do Rosmaninhal, mas nem sempre se acompanham as efemérides como seria nosso desejo.
Não tivemos uma Páscoa como antigamente, com muita gente, no entanto as actividades alusivas a esta Quadra estiveram bem, com gente, animação e muita fé.
Segunda-Feira de Páscoa lá fomos com o farnel às costas a caminho da Santa em Romagem à Santa Maria Madalena e Santa Luzia.
Todos cumprimos a nossa parte, até a GNR fez questão de se despedir dos Romeiros, marcando presença no S. Roque.