terça-feira, 8 de junho de 2010

S. JOÃO DO ROSMANINHAL - 2010

Ora ai está mais uma festa à porta. Viva o S. João Batista!
Esta é sem dúvida a festa que mais identifica o povo do Rosmaninhal. Simplicidade, destreza e bravura, solidariedade, arcaísmo e ruralismo histórico. Nada de discursos, nada de interesses, esta é a verdadeira festa.
                                            FESTA DO POVO E PARA O POVO.


Festeiros:
Alferes - Joaquim Sobreiro Martins
Padrinhos - José Esgalhado e João Aleixo Sobreiro Martins
Ver programa...

5 comentários:

Francisco Pinheiro disse...

Falta a informação de quem são os festeiros!
Cumprimentos.

Francisco Pinheiro disse...

Nota-se que ficou aí algum ossinho do "Borrego" entalado... Desembuxa pá!
Um Abraço.

José André de Sousa disse...

Mais uma festa, do S.João no Rosmaninhal, passou. Esta ano com menos afluencia de pessoal, a meio da semana muita gente trabalha, mas mesmo assim ainda vai resistindo, na 3.ª feira ao jantar não houve mãos a medir, havia muitos forasteiros que aproveitaram a festa eo jantar, no dia 24 já foi um almoço mais tranquilo, o borrego estava um espectaculo, pois juntou a prata da casa. Foi pena a missa e a prosiçao não ter juntado mais gente, mas á tarde na tirragem dos galos já juntou mais gente assim como na passagem de testemunho para os novos mordomos. Foi uma festa, uma vez mais, muito bonita. JAS(José André de Sousa)

Paulo Bica disse...

Cumpre-me dizer que pela primeira vez no dia 24 assisti aos vossos festejos de S.João e gostei.

Gostei sobretudo por verificar que a tradição se mantém com genuinidade e sentimento (com um sorriso verifiquei não haver roulotes de farturas, que é um bom barómetro nestas situações).

Forasteiro, mas sem aproveitar almoço ou jantar, tirei uma fotos para mais tarde recordar e divulgar a mesma junto de amigos.

Faço votos que não deixem cair a festa ... mas pelo que vi ir-se-á manter por muito e bons anos.

Cumps

Anónimo disse...

Apenas gostaria de fazer um pequeno reparo ao sr. José André de Sousa o jantar de S. João não foi na 3.ª feira, mas sim na 4.ª Feira, e a passagem do testemunho para os novos mordomos, não é passagem do testemenunho para novos mordomos, mas a entrega da bandeira ao novo alferes e aos novos padrinhos. Peço desculpa pela minha correcção.
Cumprimentos
Fernanda Camisão