quinta-feira, 8 de julho de 2021

O RIBEIRO DA DEVESA

O Ribeiro da Devesa sendo a principal linha de água nas proximidades do Rosmaninhal foi a sua água ao longo dos anos utilizada para diversos fins entre as quais se destacaram a existência de diversos moinhos com seus respetivos açudes e levadas dos quais nesta área se destaca o moinho junto da ponte da estrada.

foto após intervenção de limpeza levada a cabo pela Associação Ambitejo em 2011

 A construção de pontos de passagem através de pontes foi também inevitável sendo hoje praticamente utilizada apenas a que serve a estrada alcatroada que se dirige do Rosmaninhal para as Soalheiras.

Existe nesta área da Devesa um pouco acima desta ponte um outro pontão construído totalmente em xisto e que pela sua idade, beleza e marcas de uso mereciam melhor trato.


Estas fotos foram tiradas em 2010 após uma intervenção da Junta de Freguesia muito louvável.


Hoje em dia este espaço está completamente degradado e esquecido, tendo a ponte já há alguns anos sido abalroada por uma máquina após processo de limpeza no local sem nunca ter sido reparada, o que devido ao assoreamento do local, falta de escoamento das água devido ao mato, pode numa época de cheia sofrer danos irreparáveis.






Este local merece de facto outro olhar. Com a recuperação do Açude junto ao moinho, um pouco acima da ponte (nova) seria possível criar um lençol de água, também a recuperação de uma pequena ponte na linha de água que vem das Maias e a recuperação do pontão e de todo o embelezamento e limpeza da área seria possível criar um local de lazer e frescura, quem sabe uma piscina natural.