sábado, 24 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
FONTES E CHAFARIZES DO ROSMANINHAL
Chafariz junto da estrada - recta da Martim Gomes
Esta não leva ferro, mas uma torneirinha e uma limpeza agradecia.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
O NOSSO ROSMANINHAL
Aproxima-se o Natal e o fim do Ano, duas datas como qualquer outras se não fosse o facto de na primeira ter nascido Jesus Cristo que procurou ensinar aos homens o caminho da justiça e acabou por perder a vida devido a essa sua predestinação, mas Jesus Cristo sabia que iria ser assim, mas que iria valer a pena. A segunda data, mais calculista tenta ensinar-nos que vamos encerrar um ciclo e que vamos abrir outro e que os simples números do calendário se transformam em honrar os compromissos e iniciar novo plano com objectivos que nos dignifiquem a nós e aos outros. É verdade estas datas fazem-nos falar assim, mas depois ao longo do ano começamos a esquecer-nos, era bom que tentasse-mos corrigir esses desvios.
Tudo isto para iniciar uns pensamentos que quero partilhar com quem me quiser dar ouvidos. Não é já novidade para ninguém que o tempo das vacas gordas, isto para quem as engordou, já acabou, vêm ai tempos difíceis. A nossa terra, a par de muitas outras, está assistindo a um envelhecimento. Envelhecimento que se reflecte nas pessoas, nos imóveis, na paisagem, no fim de contas, em tudo. Como já alguns apregoam, daqui a 50 anos só existirão ruínas.
Vamos ser realistas é verdade que existe um envelhecimento do mundo rural, isto por falta de condições, trabalho, ensino, saúde, laser, etc, etc. mas também é verdade que existe ainda muita gente nova e que “a necessidade aguça o engenho” e o mundo rural pode ser a solução para os tempos difíceis que poderão vir. Portanto não partilho de forma nenhuma estas ideias pessimistas e temos é que levantar a cabeça e fazer do Rosmaninhal uma terra com vida e para a vida.
A Juventude está novamente procurando sair do Rosmaninhal, os cafés estão a fechar, a vida agrícola está a acabar e tudo isto porque os Rosmaninhenses estão sozinhos! - A Assembleia de Freguesia não existe a Junta de Freguesia limita-se a gerir os seus… afazeres! - o cemitério, o parque automóvel, a caça associativa. A pouca mão-de-obra necessária para estes trabalhos vêm de fora havendo desempregados na povoação, o tão ambicioso projecto inicial, que volto a publicar para poderem recordar, está praticamente esquecido, o dinheiro provavelmente gasto, ninguém sabe das contas da Junta, se é que estão feitas!.
O projecto da zona Industrial parece ter morrido no inicio, existindo apenas a salsicharia, que abrirá brevemente.
Assim será mais difícil fazer do Rosmaninhal a terra que todos gostaríamos de ter, assim não funciona correctamente o lema dos Mosqueteiros!
Mas enfim, tudo isto são ciclos e o Rosmaninhal como todas as terras tiveram melhores e piores épocas, mas nunca foi o fim e também não será agora, seguramente!
Resta-me desejar a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Nunca é demais recordar o que a Junta de Freguesia prometeu aos Rosmaninhenses quando se candidatou, aqui fica então essas promessas:
Nunca é demais recordar o que a Junta de Freguesia prometeu aos Rosmaninhenses quando se candidatou, aqui fica então essas promessas:
VIDA ASSOCIATIVA ROSMANINHENSE
A vida associativa embora noutros tempos tivesse outro fulgor mantém ainda forte presença nas comunidades, unido-as e ajudando-as a encontrar soluções em comum para a gestão comunitária. O Rosmaninhal sempre teve Clubes e Associações e embora nem todos adirem a estas uniões preferindo a individualidade, elas sempre acabam por deixar frutos.
Vasculhando os meus papéis encontrei elementos do antigo FCR, que agora aqui partilho convosco e que de certo modo é também o meu agradecimento e homenagem a todos aqueles que acreditaram neste ideal mo ensinaram e já não o podem usufruir connosco.
foto de Eddy Chambino
domingo, 6 de novembro de 2011
ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE
Juntos até que a morte os separou! A "Ti Maria Grila" deixou-nos, que a sua alma descanse em paz.
Á família os meus sentimentos.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
OBRAS DE ARTE
Já tinha observado obras de arte idênticas a estas noutras localidades do nosso Concelho e até do nosso Distrito e pensei muitas vezes para os meus botões: espero que nunca se lembrem de fazerem estas obras de arte no Rosmaninhal. Errei, em vez de uma fizeram logo quatro, quem ganhou foi o ferreiro.
Custa tanto fazer mal como bem, eu até posso ter mau gosto e vir toda a gente a dizer que estas obras estão belas e bem feitas. E atenção que não estou a falar da sua funcionalidade, neste aspecto é de louvar a ideia, porque os poços abertos em locais públicos podem-se tornar perigosos para crianças e não só. Não é disto que estou a falar. Falo sim doutro aspecto, serão gaiolas ou capoeiras? perguntarão certamente os turistas! Então não se poderia colocar uma grade discretamente no interior do poço sem que a mesma desfigura-se o monumento em si. Poderão dizer que se tornaria um caixote do lixo, tudo bem! mas os caixotes do lixo também se despejam todas as semanas.
Será que é assim em todo o lado? Será normal em politica?
Já lá vão quatro meses e ainda não sabemos quais foram os custos da festa de S. João realizada este ano pela Junta de Freguesia de Rosmaninhal. Não pretendo fazer perseguição a ninguém, no entanto relembro que a festa não foi feita pela associação Ambitejo do Rosmaninhal porque a Junta de Freguesia não entendeu por bem apoiar a associação em dez mil euros para custear a festa, porque não conseguiria justificar ao povo esta verba, no entanto também não tem coragem de dizer ao povo quanto gastou a realizar a mesma, não entendo.
Também não entendo que se alegue que estas informações só serão dadas no lugar próprio, na Assembleia de Freguesia. Mas! Como será que o povo irá saber seja aquilo que for, como por exemplo, quais são os custos da ambulância, da Carrinha da Junta, da nova carrinha para combate a incêndios, porque é que não são apresentadas as contas da Junta, no Tribunal de contas, desde 2006, etc. etc. se não há Assembleias de Freguesia nesta Santa Terra.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
QUEM SE LEMBRA DOS PIROLITOS
O Pirolito foi uma bebida muito apreciada na primeira metade do século passado. Era uma bebida gaseificada, feita à base de um xarope feito com açúcar cristal, essência de limão ou laranja e ácido cítrico, à qual na altura do enchimento era adicionada água e gás carbónico.
Houve fábricas espalhadas um pouco por todo o País e foi fabricado até aos anos 50, altura em que uma legislação governamental obrigou os fabricantes a alterar o tipo de garrafa por no entender dos legisladores, esta ser de difícil lavagem e portanto ser anti-higiénica, nesta altura muitas das fábricas fecharam.
Como curiosidade refira-se que o custo de uma garrafa de pirolito terá variado de 5 tostões nos anos 40 e os 12 tostões nos anos 50 do século passado.
Apesar do nosso apego à forma da garrafa, o seu formato não é português. A garrafa de pirolito foi inventada por um inglês, Hiram Codd, que registou a patente em 1872.
Tinha uma forma cilíndrica na base, encimada por um gargalo cónico, com um aro de borracha na extremidade superior, que se destinava a fechar hermeticamente a bebida por intermédio de uma bola de vidro. Esta bola de vidro transformava-se num berlinde, apreciado pelos rapazes, quando se partiam as garrafas, usados depois no jogo do berlinde.
Também no Rosmaninhal, nesta mesma época, existiu uma fábrica de Pirolitos, propriedade da sociedade Blasco & Pinheiro, como se pode verificar pelos rótulos publicados. È um assunto muito interessante ao qual prometo voltar em breve com mais pormenores desta fábrica.
SUPER ABÓBORA
É verdade! Não é um fenómeno do Entroncamento! É uma produção do Rosmaninhal, da horta do nosso conterrâneo Domingos Pascoal "Peidão".
47 Kgs. de Abóbora biológica
terça-feira, 23 de agosto de 2011
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
FOTO DA SEMANA
É verdade que às vezes vale mais um imagem do que muitas palavras. Duma imagem poderá escrever-se uma tese de Doutoramento, duma imagem poderá apenas sobressair um sentimento, um elogio, um pedido de ajuda, um puxar de orelhas, uma critica, um reparo ou muitas outras mensagens. Com esse espírito critico semanalmente irei publicar uma foto do Rosmaninhal sem qualquer tipo de comentário, a FOTO DA SEMANA, que claro esta semana não poderá deixar de ser esta:
FESTAS
As Festas na nossa terra parecem condenadas, falta união e acima de tudo objectivos. As últimas festas realizaram-se à última da hora, para "desenrascar", passo o termo, mas pronto como se costuma dizer vale mais fraca do que não haver nada.
E a bom da verdade não é por falta de pessoas na terra, qualquer povoação das redondezas, bem mais pequenas e com menos pessoas, fazem brilharete. Outra situação caricata é que pessoas que de certa forma se destacam na sociedade Rosmaninhense, que deveriam incentivar e encabeçar estas actividades lúdico-culturais, nunca o fizeram, preferindo criticar e por vezes difamar quem as faz.
Enfim é a terra que temos. Todos juntos temos que construir a confiança para promover a união e procurar objectivos para invertermos esta forma de viver o Rosmaninhal.
Já agora, porque este também é um grande factor para a falta de vontade para a realização de festas, apresentem sempre contas das festas, ainda não sabemos com quanto o povo contribui para a festa do S. João deste ano realizada pela Junta de Freguesia, ou a Junta já se desabituou de prestar contas?
terça-feira, 2 de agosto de 2011
És mesmo um parvalhão os comentários são para ser aceites...
Titulo engraçado este para começar uma mensagem!... Bom a verdade é que foi assim que um anónimo me tratou, entre outras coisas. E isto porquê? - Porque não lhe publiquei um comentário, sentindo-se frustrado e escondido no anonimato resolveu insultar-me. Esse Senhor ou essa Senhora, não sei, como já várias vezes aqui referi já deveria saber que comentários que ponham em causa pessoas ou entidades, não os publicarei se comentarem como anónimos, tão simples como isso!
Ainda para que saiba e também para outros que pensam assim, a minha conduta desde que nasci, tanto no Rosmaninhal como fora, tem sido percorrida com humildade, honestidade e com trabalho, o pouco que tenho a isso o devo, pretendo honrar até ao fim o Ti Zé Pastorinho (meu Pai) e a Ti Maria das Galinhas (minha Mãe). - Outros não poderão dizer o mesmo.
Portanto a si e a todos só desejo em dobro ou triplo o que me desejam a mim.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
XV FEIRA RAIANA
Teve ontem início mais uma edição da Feira Raiana, mais uma vez em Idanha-a-Nova (Portugal), isto para recordar que nas primeiras edições este certame era realizado uma vez em Portugal (Idanha-a-Nova) outra vez em Espanha (Alcantara, Moraleja, Cória). Ainda dentro deste assunto, Álvaro Rocha, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova deixou ontem o desafio aos nossos vizinhos Espanhóis no sentido de já no próximo ano se retomar o antigo hábito e a feira ser realizada em Espanha, em local fixo (Moraleja).
Este certame de 2011 apresenta um programa diversificado com muita animação, mas acima de tudo detém uma forte componente económica, o que em tempos de crise, mostrar o que é preciso fazer, apostar cada vez mais nos produtos da terra e do território e acima de tudo nas pessoas. Empreendorismo cria emprego. Com emprego podemos criar um interior atrativo, dinâmico e povoado.
Parabéns à organização!
sábado, 23 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
UM GUETO NO ROSMANINHAL
Não, não há GUETOS na nossa terra, parece haver é indiferença por parte da Junta de Freguesia do Rosmaninhal, pelo Património da sua Terra e por quem valoriza esse Património. SENÂO VEJAMOS e digam-me que estou errado.
Nos preparativos para o S. João e para o Festival do Borrego limpou-se tudo e até se lavrou a Devesa para tirar o pasto e o mato, então porque se limpou tudo em volta e a ANTA ficou com este aspecto, aspecto este já aqui denunciado há meses!
Nos preparativos para o S. João e para o Festival do Borrego limpou-se tudo e até se lavrou a Devesa para tirar o pasto e o mato, então porque se limpou tudo em volta e a ANTA ficou com este aspecto, aspecto este já aqui denunciado há meses!
CUIDADO
SE A PORTA CAI AINDA MAGOA ALGUÉM!
ROSMANINHAL POR UM CANUDO
ROSMANINHAL POR UM CANUDO
NADA DISSO! É SÓ O BURACO DO SUPORTE DO BINÓCULO
FALTA É O BINÓCULO, TEMOS QUE FOCAR PELO BURACO E JÁ NÃO É NADA MAU!
LAR DO ROSMANINHAL
O dinamismo da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Rosmaninhal, Luísa Serejo está aqui bem demonstrado, dinamismo esse que não se fica por esta obra da Santa Casa, o empreendimento privado no novo Hotel e o empreendimento de Turismo de Habitação em fase de construção no Vale Mosteiro são a prova de que comodismo e individualismo não são características desta nossa conterrânea. Parabéns e boa sorte à Família Serejo.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
FESTIVAL DA MELANCIA - LADOEIRO
16 de Julho de 2011 a 17 de Julho de 2011
Local: Ladoeiro - Junto ao Pavilhão Polidesportivo
Festival da Melância
Local: Ladoeiro - Junto ao Pavilhão Polidesportivo
Festival da Melância
segunda-feira, 11 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
ASSIM SE INVESTE NUM TERRITÓRIO!...
Passou a vontade passou o dinheiro e que ficou? Nada. Posso estar enganado, espero que sim, mas o Parque do Tejo Internacional, só existe no papel e no Centro de Interpretação situado em Castelo Branco,
tão longe do Parque!!! Do lado Espanhol semeou-se e quem semeia colhe frutos.
Parque Natural do Tejo Internacional
Balcón del Taejo
terça-feira, 28 de junho de 2011
FESTIVAL DO BORREGO - 2011
Realizou-se mais um festival do Borrego no Rosmaninhal. Este ano acabou por se juntar com a festa de S. João devido à inesperada e desesperada vontade da Junta de Freguesia de "fazer" o S. João.
Mesmo assim e tendo que dividir a clientela como se costuma dizer, superou todas as expectativas e foi deveras um certame em que todos os que nele participaram, vendedores, compradores, artistas e espectadoras saíram a ganhar. É para repetir com certeza, eventos destes não se podem deixar de fazer.
É do conhecimento de todos a vontade da Naturtejo, na pessoa do seu presidente e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, igualmente na pessoa do seu presidente, da realização destes eventos, na intenção porém, não de oferecer um bodo, mas sim de incetivar o comércio, o turismo e o intercâmbio cultural entre gentes.
Este nosso festival foi um bom exemplo disso e a companhia dos nossos vizinhos e amigos de Mata de Alcântara e de outras povoações Espanholas foram uma mais valia, e estes irão certamente espalhar a fama deste evento no país vizinho.
A escolha de um fim de semana é seguramente a escolha certa, pois permite maior afluxo de gentes à nossa terra.
Video do Festival
Video do Festival
fotos: Andreia Sousa
CASA CATAPAZ
A "CASA CATAPAZ" , projecto privado da minha autoria, no Rosmaninhal mostra a todos a oficina Museu "SAPATARIA ZÉ PASTORINHO" e Espólio Arqueológico achado à superfície no Rosmaninhal.
S. JOÃO 2011
Mais um vez se festejou o S. João Baptista na nossa terra, festa rija e digna dos Rosmaninhenses esta de 2011. A Junta de Freguesia e o povo do Rosmaninhal soube honrar a festa, viva o S. João! Viva o Rosmaninhal!
foto: Andreia Sousa
foto: Andreia Sousa
filme: Andreia Sousa
foto: Andreia Sousa
foto: Andreia Sousa
filme: Andreia Sousa
sexta-feira, 10 de junho de 2011
ROTA DAS CAPELAS - FESTIVAL DO BORREGO
Nos dias 25 e 26 de Junho realiza-se o Festival do Borrego na freguesia do Rosmaninhal. No dia 26 de Junho efectua-se uma visita temática no Rosmaninhal intitulada “Rota das Capelas”. Este percurso urbano tem a distância de 6km. A concentração é as 8h30 no recinto das festas do Rosmaninhal, o orientador da actividade é Mário Chambino. Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Idanha, Junta de Freguesia do Rosmaninhal e Associação Ambitejo. As inscrições podem ser feitas através deste contacto: 965591703 (Mário Chambino).
Pode efectuar as incrições online, através do seguinte endereço:www.turismodenatureza.com ou também pelos seguintes contactos: 277 314 642 / 277 202 900 / 968122662 .
Subscrever:
Mensagens (Atom)