quarta-feira, 30 de junho de 2010

DESABAFOS... Á FALTA DE OUTRAS COISAS!

O tempo dá-me razão e quando à tempos escrevia que era mau sinal não haver noticias para aqui vos dar a conhecer, o que significava que o Rosmaninhal estava parado, o que feriu a consciência de alguns, aos poucos essa realidade vem vindo ao de cima, como o azeite!...
Nem tudo é mau! Também é verdade! Com o empenho da família do nosso conterrâneo Joaquim Sobreiro Martins e de José Esgalhado natural da Zebreira, realizou-se mais uma grandiosa festa do S. João, pena é que não haja coragem de alterar a data da festa para o fim de semana próximo, antes ou depois, todos beneficiávamos com isso. O que mais custa é a primeira, vão pensando nisso…
Também graças à autarquia e à Câmara de Idanha, tivemos uma digna comemoração dos 500 anos do Foral, juntamente com o festival do borrego e a feira do gado. Nada a apontar, os artistas que animaram a festa eram excepcionais, muito profissionais. As bancas em número razoável, a restauração razoável, o mesmo já não podemos dizer da feira do gado, mas a verdade é que também já é das únicas que se continua a realizar, também graças ás condições próprias que a autarquia criou e ao empenho de algumas personalidades do Rosmaninhal, e como o blog é meu, o que de certo modo de dá alguma liberdade de escrita gostaria de fazer algumas perguntas, para o ar é claro!
Será que não se anda a dar erradamente a palavra a pessoas que aparecem como fantasmas, que têm necessidade de vir perante os seus conterrâneos dizer quem são e o que têm andado a fazer?
Então personalidades como o Veterinário Dr. João Pinto que sempre lutou pela sobrevivencia da feira do gado, sempre esteve ao lado dos pastores e está sempre pronto a ajudar a nossa terra, não teria melhores assuntos para nos apresentar?
E já agora, aproveitando esta maré.
Será que não se anda a prestar reconhecimento às pessoas erradas?
Então pessoas que são beneméritas ou que de outras formas ajudaram as pessoas e o Rosmaninhal, como o Sr. Domingos Carriço, o Médico Dr. Romão e outros que sempre estiveram ao lado das pessoas da nossa terra, não a tratar da vida deles como outros fizeram, não merecem ser reconhecidas no Rosmaninhal?
Perdi-me um bocado do início, peço desculpa. A verdade é que as festas são importantes, mas as festas são dois dias, são como as palavras, levam-nas o vento! E depois delas nesta terra, não se passa nada! Continua tudo na mesma, mas o povo acredita e confia que melhores dias virão, assim lhe prometeram…

terça-feira, 8 de junho de 2010

S. JOÃO DO ROSMANINHAL - 2010

Ora ai está mais uma festa à porta. Viva o S. João Batista!
Esta é sem dúvida a festa que mais identifica o povo do Rosmaninhal. Simplicidade, destreza e bravura, solidariedade, arcaísmo e ruralismo histórico. Nada de discursos, nada de interesses, esta é a verdadeira festa.
                                            FESTA DO POVO E PARA O POVO.


Festeiros:
Alferes - Joaquim Sobreiro Martins
Padrinhos - José Esgalhado e João Aleixo Sobreiro Martins
Ver programa...

terça-feira, 1 de junho de 2010

O BLOG É PARA CONTINUAR

Quando iniciei este blog era e continua a ser única intenção divulgar o Rosmaninhal e a sua vida social de forma saudável, sem ofensas e sem pretender atingir pessoas individuais, pois cada um, como se costuma dizer “vale o que vale”. Dei a cara para o bem e para o mal. Assim não será de esperar outra coisa, todos os que se relacionarem com este blog, terão de o fazer da mesma maneira. A partir deste momento todos os comentários deverão estar assinados de modo claro e na primeira vez que o façam terão que se apresentar de forma a serem reconhecidos. Agradeço de todas as formas a participação de todos aqueles que o fizeram até agora e conto com a vossa participação no futuro.
Não publicarei nem mais um comentário sem identificação e mesmo aqueles que estão pendentes, só os publicarei se os voltarem a enviar, mas assinados.
Obrigado a todos pela vossa participação e compreensão.
Neste blog só interessa o Rosmaninhal, se me desviei dessa direcção peço desculpa e vou tentar ser mais objectivo, mas não desistirei de gostar da minha terra e de lutar por ela...

Mário Lobato Chambino

Comemoração dos 500 anos do foral

O Rosmaninhal está de parabéns, neste fim de semana conseguiu festejar de forma digna e merecida a sua longevidade  mostrando forças para continuar a ser uma terra com futuro.

ver mais fotos...
ver na local tv...