Para quem diz que já não há Invernos como antigamente, aqui está a prova. A natureza encarrega-se de nos recordar de que os há! E este Inverno além da água que já enche Rios, Barragens, poços e campos ainda nos visitou a neve. Até no Rosmaninhal nevou, embora não com a intensidade com que se monstrou noutros locais do Distrito e no resto do País. É claro quando a água é muita provoca sempre estragos e algumas casas mais antigas não resistem e acabam por ruir e não só as casas, foi o que aconteceu com o Forno da telha, que a juntar à ruina existente lá caiu mais uma parte do muro, provavelmente quando pensarem em reconstrui-lo já não deve lá existrir nada para reconstruir.
Vejamos os dados do Boletim informativo do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hidricos http://snirh.pt/
No último dia do mês de Dezembro de 2009 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma subida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 24 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 11 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Dezembro de 2009 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Dezembro (1990/91 a 2008/09), excepto para as bacias do RIBEIRAS DO OESTE, SADO e MIRA.
Estes são dados de Dezembro de 2009, por esta data a grande maioria das albufeiras do País estarão no máximo da sua cota.
Aproveitem e façam umas visitas. O Alqueva está a despejar e deve ser um belo passeio.