sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL

A TODOS OS CONTERRÂNEOS UM FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO


madeiros

A Associação Ambitejo com o apoio da Junta de Freguesia do Rosmaninhal matem a tradição dos madeiros de Natal e com a colaboração da malta acarretaram para os quatro bairros os madeiros que irão aquecer o menino na noite de Natal.






segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MICHEL GIACOMETTI FILMA S. JOÃO DO ROSMANINHAL



Sábado passado no Centro de dia do Rosmaninhal, os Rosmaninhenses foram deliciados com um magnifico filme sobre o S. João do Rosmaninhal de 1971 em que foi Alferes o nosso conterrâneo Carlos Tonelo Russo e Padrinhos Joaquim Folgado "Carrapato" e José Flores "Pandrico".
Lembramos ainda que o Carlos Tonelo agarrou o S. João do João Seborro "Janota" e entregou-o ao João Seborro "Fanha".
Foi deveras um momento único e cheio de recordações, ver pessoas que nos são queridas e já partidas, ali cheias de energia e alegria e claro também "pançudos" de hoje ali bem magricelas e aprumados e ver a nossa juventude, pois já lá vão 40 anos. Bom de verdade!
Os presentes, além deste magnifico filme, foram ainda surpreendidos com um magnifico lanche, mais jantar que lanche! - oferecido pela Provedora da Santa Casa, Luisa Serejo, que está de parabéns por estes magníficos presentes de Natal aos Rosmaninhenses.

Este filme faz parte de uma colecção de 12 volumes editada pela Tradisom Produções Culturais, Lda. e está a ser distribuída pelo Jornal "O Público", aproveitem, porque vale a pena. São imagens capturadas por todo o País por Michel Giacometti nas décadas de 60 e 70 do passado século, época esta em que começavam a desaparecer antigas tradições e se esvaziavam os campos e as aldeias, mas que ele conseguiu salvar e hoje podem ser vistas e apreciadas, os cantares e os sofreres!




Saudosas e lindas imagens!






Vejam um pequeno trecho, capturado pela minha máquina fotográfica, está com má qualidade, mas o filme distribuído em DVD tem imagem de muita boa qualidade.


domingo, 28 de novembro de 2010

MOINHO DA DEVESA

A Associação AMBITEJO-ROSMANINHAL, levou a efeito este fim de semana uma meritória iniciativa que envolveu alguns membros da associação e alguns populares e que constou em trazer à luz do dia o esquecido, praticamente por todos, moinho da devesa.
Pretende esta associação com esta iniciativa valorizar este monumento e ainda toda a zona envolvente, criando assim um lugar limpo e aprazível.
Esta iniciativa tem o apoio logístico da Junta de Freguesia do Rosmaninhal, pretendendo a associação envolver também a população e a Câmara Municipal para poder levar avante esta magnifica obra.

Antes:



Depois:



A imagem de cima poderia ser outra, que acham...



 Ver mais em... http://ambitejo.blogspot.com/

ANTA DO CABEÇO DA FORCA

Quando se pretende valorizar um monumento, é com o intuito de ser preservado para usufruto de toda a humanidade. Como Rosmaninhenses devemos valorizar, proteger e respeitar o nosso património, que é muito e valioso mas que poderia ser muito mais, se fosse respeitado e protegido.
Com exemplos destes como se vê na foto, não vamos a lado nenhum!...


"ZONA INDUSTRIAL"

Já arrancaram as obras da pretendida zona industrial. Junto do recinto de festas e entre este, o recinto da feira do gado e o monumento megalítico do Cabeço da Forca, arrancaram as obras da primeira empresa a instalar. Pouco se sabe sobre estes empreendimentos, ou talvez melhor dito, pouco sei sobre estes empreendimentos, desejo no entanto que todos eles sejam um sucesso e que tragam riqueza e bem estar para os investidores e para o Rosmaninhal.


EXPRESSÃO DA LIBERDADE

Cá voltamos nós ao mesmo tema. Este blog pretende dar a conhecer o Rosmaninhal, os seus problemas, a sua gente, as boas e as más noticias, enfim divulgar a vida do Rosmaninhal e aprendermos com os erros, que cometemos, todos nós os cometemos, e contribuir  para um Rosmaninhal melhor. É certo que o Rosmaninhal não existe só, os povos vizinhos, todo o Mundo se quiser-mos pensar deste modo nos influencia.
No entanto a mim que sou responsável deste blog, só me interessa o Rosmaninhal e luto para conseguir o melhor para a nossa terra.
Quem comentar os artigos que público, será sempre benvindo como já anteriormente referi desde que não ofenda ninguém, e claro está desde que o assunto tenha a ver com o artigo e com o Rosmaninhal. A vida interna dos Bombeiros, da Câmara ou de qualquer outra Instituição não diz respeito a quem a elas não pertence, desde que cumpram o seu dever de forma competente, democrática e em igualdade para todos os cidadãos e Munícipes. Quando assim não acontecer, ai sim teremos que intervir.
Portanto quando comentarem, não entrem neste campo e não me acusem de cortar a liberdade de expressão, tanto mais quando se apresentam como anónimos.
Nunca fui politico partidário, até ver, entendo que as associações, desde que não sejam politicas nem religiosas, se devem manter fora destas áreas, confesso no entanto que a tendência, a meu ver, dos políticos é controlar tudo e todos e não deveria ser assim, mas o homem como animal que é, domina todos os outros, por alguma razão será!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A AMBULÂNCIA CHEGOU FINALMENTE

Já se encontra na garagem propositadamente construída para esse fim a ambulância de emergência médica, prometida ao povo do Rosmaninhal..
A ambulância é sem dúvida uma óptima viatura marca Mercedes equipada para socorrer qualquer emergência, assim haja pessoal competente para o fazer e bem!
A viatura embora prometida ao povo do Rosmaninhal acabou oferecida aos Bombeiros de Idanha-a-Nova e encontra-se apenas durante o dia no Rosmaninhal, regressando ao fim do dia ao Quartel de Bombeiros em Idanha-a-Nova. 
Esta oferta, segundo informação, prende-se com o facto da obrigatoriedade legal para a utilização deste tipo de viaturas.
Portanto a viatura está a disposição do povo do Rosmaninhal, embora possa em caso de necessidade, fazer qualquer outro serviço fora do Rosmaninhal. 
As duas instituições assinaram um protocolo, cujo teor conto dar conhecimento assim que seja possível. 
Sabe-se no entanto que do protocolo consta uma clausula que vincula a Junta de Freguesia do Rosmaninhal a uma comparticipação mensal de mil euros a favor dos Bombeiros de Idanha-a-Nova e que se destina à manutenção da ambulância.

Foi também já instalado o serviço de internet livre e grátis para todos os habitantes do Rosmaninhal. 
Para usufruir deste serviço, oferecido pela Junta de Freguesia, apenas terão que se dirigir à Junta de Freguesia, fazer o registo e solicitar a palavra passe que dará acesso ao serviço.

Boas Notícias! Parabéns à Junta de Freguesia.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

MAGUSTO AMBITEJO 2010

No passado Sábado de tarde fez-se um intervalo na apanha da azeitona e bebeu-se umas jeropigas acompanhadas de castanha assada e outras iguarias. Foi uma actividade da Associação Ambitejo com o patrocínio e apoio da Junta de Freguesia do Rosmaninhal contando ainda com a colaboração do nosso amigo Amilcar Galante que ofereceu as castanhas. Assim vale a pena, boa camaradagem e boa disposição que entrou pela noite dentro.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FALECEU MAIS UM AMIGO DO ROSMANINHAL

Faleceu no passado dia 27 de Setembro João Lobato Sanches "João Pingaroto".
João era um amigo do Rosmaninhal e todos nós nos lembramos da vontade que demostrava em ver os jovens ocupados com actividades sadias, fundando em 1977 a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Rosmaninhal, onde o Futebol e o Atletismo elevaram o nome da nossa terra. Um homem activo que infelizmente não resistiu aquelas doenças que subitamente aparecem e não poupam.

Que Deus o saiba recompensar.
A toda a familia apresento os meus sentimentos.


ACTIVIDADES DE FORA, ANIMAM ROSMANINHAL

No dia 19 de Setembro passado tivemos animação a valer, mas possou despercebida para a maioria dos Rosmaninhenses. Decorreram as Provas de Resistencia Equestre a contar para o Campeonato Nacional, Realizou-se mais uma Rota dos Veados (passeio pedestre) e fomos ainda visitados pelo passeio dos Cangalhos (motas antigas), tudo isto num só dia, e tudo com o apoio e organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.













ESTAMOS DE VOLTA

A maioria já pensava o pior, o blog tinha acabado e uma minoria pensava até que enfim que o ….. já se calou. Mas nem uma coisa nem outra, a verdade é que o tempo não chega para tudo e alguma coisa fica para trás.

Também é verdade que não esqueci o Rosmaninhal, bem pelo contrário, só que agora já somos uma equipa a interessar-se pela nossa terra e no futuro seremos muitos mais e penso estarmos no bom caminho, todos teremos mais força e poderemos fazer muito mais pelo Rosmaninhal.
E já agora que estivemos tanto tempo ausentes, que noticias do Rosmaninhal? Não se preocupem que não perderam nada! É como nas novelas da TVI, podemos estar uma semana sem ver, que quando voltamos ainda está no mesmo “sítio”.
O Lar continua em projecto, a Zona Industrial, idem, a ambulância fugiu, a garagem está às mosca, a página da net da Junta de Freguesia deve-se ter enganado no alojamento, pois não aparece, a piscina contínua na Lagoa, etc. etc. etc.
Há uma novidade mas é triste, a Escola Primária fechou de vez, agora os nossos miúdos terão que ser transportados para a Sede de Concelho diariamente.
Bom, mas não quero culpar ninguém, sabemos que o momento que atravessamos não é o mais favorável para se gastar dinheiro, e também sei que existe empenho para que todas estas obras sejam uma realidade, cá ficamos à espera.
Mas também ficaria bem que se desse a conhecer o estado das coisas ao povo do Rosmaninhal e uma vez que não há página na net, que fosse pelos meios tradicionais, assim todos ficaríamos a saber o porque das demoras e também o porque da desistência de determinados projectos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FESTA DE VERÃO 2010 - ROSMANINHAL

E ai está! Há ultima da hora vai-se fazer a festa de Verão. Assim decidiu a recém criada associação AMBITEJO-ROSMANINHAL. É sem duvida uma tarefa dificil, mas esta associação com vontade de arregaçar as mangas decidiu a 15 dias da festa, realizar a mesma na data habitual, dias 6, 7 e 8 de Agosto. Certamente e como todos compreenderão por motivos obvios (temporais e económicos) não será uma festa grande mas será de certeza uma grande festa, com a colaboração de todos.

NOVA ASSOCIAÇÃO

Depois de cerca de 30 anos o Rosmaninhal volta á vida associativa com fins de defesa do Património e animação sócio-cultural.
Acabou de ser criada depois do devido registo no RNPC e por escritura pública a associação AMBITEJO-ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO AMBIENTE E DO PATRIMÓNIO NATURAL E CONSTRUIDO DO ROSMANINHAL. Esta associação é de ambito local e tem a sua sede na Vila do Rosmaninhal, possuindo o NIPC 509504620.

A Associação tem como objectivo principal a defesa do Ambiente e do Património Natural e Construído do Rosmaninhal. Sendo ainda objectivos da Associação:
A defesa e valorização do património Histórico e Cultural;
Fomentar e incentivar projectos de desenvolvimento local;
Colaborar com as instituições locais, regionais e nacionais em todas as actividades e decisões que, no respeito pela natureza, pela cultura e pela vida da população, contribuam para a efectiva melhoria das condições de vida;
A organização de actividades e eventos culturais e de laser, para os seus sócios e para o público em geral, que promovam os objectivos a que se propõe.

PONTÃO MEDIEVAL DA DEVESA RECUPERADO

É com grande satisfação que verificamos a intervenção no pontão da Devesa. Há já alguns anos que se encontrava com parte do tabuleiro em ruina e coberto de vegetação, agora a Junta de Freguesia deu-lhe novo rosto e colocou duas barreiras para impedir a sua utilização por veiculos. É uma medida acertada e esperamos que todos nós tenhamos o cuidado de reparar pela sua conservação.

terça-feira, 6 de julho de 2010

IMAGENS DO S. JOÃO DO ROSMANINHAL

Com muita pena não foi possivel este ano estar presente no S. João da nossa terra, por isso não tenho imagens para aqui vos mostrar, peço no entanto que terei muito gosto em juntar ao album fotos enviadas por vós.
Deixo-vos no entanto um video publicado no You Tube (Canal de José Russo Belo) da nossa conterrânea Sandrina Folgado.

Video "Tirar o Galo"

quarta-feira, 30 de junho de 2010

DESABAFOS... Á FALTA DE OUTRAS COISAS!

O tempo dá-me razão e quando à tempos escrevia que era mau sinal não haver noticias para aqui vos dar a conhecer, o que significava que o Rosmaninhal estava parado, o que feriu a consciência de alguns, aos poucos essa realidade vem vindo ao de cima, como o azeite!...
Nem tudo é mau! Também é verdade! Com o empenho da família do nosso conterrâneo Joaquim Sobreiro Martins e de José Esgalhado natural da Zebreira, realizou-se mais uma grandiosa festa do S. João, pena é que não haja coragem de alterar a data da festa para o fim de semana próximo, antes ou depois, todos beneficiávamos com isso. O que mais custa é a primeira, vão pensando nisso…
Também graças à autarquia e à Câmara de Idanha, tivemos uma digna comemoração dos 500 anos do Foral, juntamente com o festival do borrego e a feira do gado. Nada a apontar, os artistas que animaram a festa eram excepcionais, muito profissionais. As bancas em número razoável, a restauração razoável, o mesmo já não podemos dizer da feira do gado, mas a verdade é que também já é das únicas que se continua a realizar, também graças ás condições próprias que a autarquia criou e ao empenho de algumas personalidades do Rosmaninhal, e como o blog é meu, o que de certo modo de dá alguma liberdade de escrita gostaria de fazer algumas perguntas, para o ar é claro!
Será que não se anda a dar erradamente a palavra a pessoas que aparecem como fantasmas, que têm necessidade de vir perante os seus conterrâneos dizer quem são e o que têm andado a fazer?
Então personalidades como o Veterinário Dr. João Pinto que sempre lutou pela sobrevivencia da feira do gado, sempre esteve ao lado dos pastores e está sempre pronto a ajudar a nossa terra, não teria melhores assuntos para nos apresentar?
E já agora, aproveitando esta maré.
Será que não se anda a prestar reconhecimento às pessoas erradas?
Então pessoas que são beneméritas ou que de outras formas ajudaram as pessoas e o Rosmaninhal, como o Sr. Domingos Carriço, o Médico Dr. Romão e outros que sempre estiveram ao lado das pessoas da nossa terra, não a tratar da vida deles como outros fizeram, não merecem ser reconhecidas no Rosmaninhal?
Perdi-me um bocado do início, peço desculpa. A verdade é que as festas são importantes, mas as festas são dois dias, são como as palavras, levam-nas o vento! E depois delas nesta terra, não se passa nada! Continua tudo na mesma, mas o povo acredita e confia que melhores dias virão, assim lhe prometeram…

terça-feira, 8 de junho de 2010

S. JOÃO DO ROSMANINHAL - 2010

Ora ai está mais uma festa à porta. Viva o S. João Batista!
Esta é sem dúvida a festa que mais identifica o povo do Rosmaninhal. Simplicidade, destreza e bravura, solidariedade, arcaísmo e ruralismo histórico. Nada de discursos, nada de interesses, esta é a verdadeira festa.
                                            FESTA DO POVO E PARA O POVO.


Festeiros:
Alferes - Joaquim Sobreiro Martins
Padrinhos - José Esgalhado e João Aleixo Sobreiro Martins
Ver programa...

terça-feira, 1 de junho de 2010

O BLOG É PARA CONTINUAR

Quando iniciei este blog era e continua a ser única intenção divulgar o Rosmaninhal e a sua vida social de forma saudável, sem ofensas e sem pretender atingir pessoas individuais, pois cada um, como se costuma dizer “vale o que vale”. Dei a cara para o bem e para o mal. Assim não será de esperar outra coisa, todos os que se relacionarem com este blog, terão de o fazer da mesma maneira. A partir deste momento todos os comentários deverão estar assinados de modo claro e na primeira vez que o façam terão que se apresentar de forma a serem reconhecidos. Agradeço de todas as formas a participação de todos aqueles que o fizeram até agora e conto com a vossa participação no futuro.
Não publicarei nem mais um comentário sem identificação e mesmo aqueles que estão pendentes, só os publicarei se os voltarem a enviar, mas assinados.
Obrigado a todos pela vossa participação e compreensão.
Neste blog só interessa o Rosmaninhal, se me desviei dessa direcção peço desculpa e vou tentar ser mais objectivo, mas não desistirei de gostar da minha terra e de lutar por ela...

Mário Lobato Chambino

Comemoração dos 500 anos do foral

O Rosmaninhal está de parabéns, neste fim de semana conseguiu festejar de forma digna e merecida a sua longevidade  mostrando forças para continuar a ser uma terra com futuro.

ver mais fotos...
ver na local tv...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE O FORAL DA VILA DE ROSMANINHAL

Incluído nas comemorações dos «500 anos da atribuição do Foral Novo por D. Manuel I», que decorrerão em simultâneo com o “Festival do Borrego, no próximo dia 29 de Maio, Sábado, pelas 17H00, decorrerá no Recinto de Festas do Rosmaninhal, a apresentação pública do livro “Carta de Foral de 1510 da Vila do Rosmaninhal”, da autoria do nosso conterrâneo José António Pinheirinho.
Esta iniciativa conta com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Segundo o autor, no ano em que se completa o quingentésimo aniversário sobre a atribuição do “Foral do Rosmaninhal”, o trabalho literário em causa, visa uma reflexão sobre um documento histórico que determinou um conjunto de direitos e regalias aos habitantes da então vila do Rosmaninhal. Para além do seu carácter pedagógico e informativo, nele se inclui a transcrição e análise detalhada do "Foral do Rosmaninhal", tornando assim este precioso documento da história local mais acessível à compreensão de todos, para melhor sabermos como era a organização municipal há 500 anos, na perspectiva de que a comunidade reconheça mais valor na consciência histórica que imperceptivelmente a distingue. A obra tem um número total de 170 páginas e é formada por dez capítulos, devidamente identificados e acompanhados de fotografias a cores e a preto e branco.

Ao José António Pinheirinho os meus sinceros parabéns, o Rosmaninhal precisa do apoio e do dinamismo de todos. Lá estarei.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

OS MAIOS (1º de Maio)

Embora atrasado, não gostaria de deixar passar esta data em branco e acima de tudo mostrar o trabalho de duas conterrâneas que se esforçam em manter esta tradição.

No Rosmaninhal havia o costume, de no 1º dia do mês de Maio, se encherem fatos velhos com palha enfeitados com maias - flor de giesta – e porem-se às janelas e às portas. No entanto, este costume caiu em desuso há já alguns anos.
Este costume parece ter origem na lenda de que certo rei ouvindo dizer que tinha nascido em Belém um menino a quem o povo chamava o rei dos Judeus, mandou que degolassem na cidade, todas as crianças com menos de dois anos.
Marcaram a casa onde afinal souberam que morava o monarca de Israel - um ramo de giestas indicava aos legionários a residência do Infante.
Mas ao alvorecer a madrugada de Maio, por encanto e por milagre, em todas as casas floresciam as maias.