Como é do conhecimento geral a Santa Casa da Misericórdia do Rosmaninhal tem ao longo destes últimos anos prestado um óptimo e louvável serviço à comunidade, especialmente aos mais idosos, quer servindo refeições no Centro de Dia, quer prestando Serviço Domiciliário, quer no Apoio Social ou outros.
Futuramente avançará com mais um ambicioso projecto, o Lar de Idosos, satisfazendo assim a grande necessidade de apoio completo aos idosos.
Não pretendo com estas linhas contrariar ou contestar esta magnifica obra, tão necessária a todos os Rosmaninhenses, pelo contrário, quero elogiar o desempenho e empenho da Sra. Provedora e de todas as entidades que se esforçam para que esta obra seja uma realidade breve.
Gostaria no entanto de deixar aqui a minha opinião quanto à localização do futuro Lar que segundo consta irá ser construído junto do Forno da Telha na Devesa Pública, espaço este cedido pela Junta de Freguesia do Rosmaninhal. É sem dúvida um nobre e lindo local, concordo. E é por ter estas características que eu gostaria de o ver como sempre o vi, sem nada. Encontro que a Santa Casa e as Entidades envolvidas deveriam continuar a desenvolver esforços para chegarem a acordo com os proprietários dos terrenos junto ao Centro de Dia e concentrarem aí todos os equipamentos de apoio aos idosos, por razões práticas, sossego e de centralidade.
Caso não se chegue a acordo, pois que seja na Devesa, esta obra pela sua utilidade pública justifica o sacrifício do local já escolhido, embora outros locais possam também ser escolhidos para acolher esta obra.
Mais uma vez não pretendo ser contra o desenvolvimento nem contra a possível criação de postos de trabalho, que tanto se desejariam, evitando assim desequilíbrios e desvios sociais. O que pretendo é um pedido de reflexão, quanto à utilização da Devesa. É que, ocupa-se a Devesa pública e deixa-se arruinar o interior da povoação. Há que inverter esta situação.